Persianas

A origem da criação da persiana

persiana-aluminio-25mmpersiana, muito conhecida atualmente por sua beleza e praticidade surgiu em Cote d´Azur (Costa Azul) onde o engenheiro Pierre Le Fou, de 20 anos de idade, em um dado momento de sua vida, no ano de 1824, quando Pierre estava estudando um método de conter o movimento das águas em um pequeno riacho na propriedade de seu pai, Antonie Le Fou.

Foi após estudar e testar muitos métodos sem resultados satisfatórios que Pierre, que na infância tinha o apelido de “Persi” chegou à conclusão que algumas madeiras atravessadas de uma margem à outra do riacho poderiam diminuir o fluxo das águas, porém este fluxo deveria ser regulável de acordo com a necessidade do momento, foi então que ele  imaginou que isso poderia ser feito com o movimento das madeiras, abrindo e fechando as comportas e regulando a vazão de água do riacho.

Persi Chegou em casa com esta idéia fixa na cabeça e preparou uma maquete feita em algodão engomado com cordoamento para o devido movimento das lâminas de algodão afim de controlar o fluxo das águas.

Foi então que, depois de feita a maquete e engomadas as laminas de algodão, sua esposa Janine Le Fou colocou-a em uma janela pendurada afim de secar a goma e ao movimentar as lâminas da maquete verificou que a luminosidade do ambiente poderia também ser controlada, assim como Persi imaginava fazer com as águas do pequeno riacho e isso foi o que a levou, junto com seu marido a criar uma nova espécie de cortina que chamaram de persiana em homenagem ao apelido de infância de Pierre, portanto persiana.

No mercado atual há diversos tipos de persianas em diversos materiais e cores, nas formas horizontal e vertical que são de fácil limpeza, excelente praticidade e durabilidade, alem de proporcionar o controle da luz nos ambientes, sem falar na privacidade.

persiana de PVC é ideal para ambientes com muita poeira ou gordura, pois apresenta material anti-alérgico, tem maior facilidade de limpeza e conservação, além da resistência a impactos,luz solar e à abrasão.

Já as persianas de bambu ou de madeira são mais indicadas para ambientes rústicos, sendo que para outros ambientes mais delicados e/ou romanticos usa-se a opção de persiana romanda (de recolhimento em dobras).

Existem atualmente persianas de madeiras em diversas cores, com motivos alegres, infantis para o quarto das crianças entre outros tantos.

As persianas horizontais também agradam em qualquer ambiente, apresentando também uma variedade de largura das lâminas onde podem ser usadas lâminas em PVC com larguras de 25 e 50 mm ou alumínio com maior variedade nas larguras de 16,25,35
e 50mm.

As persianas verticais são disponíveis em vários materiais que inibem até 90% do calor, disponiveis em tecidos 100% poliester ou algodão (juta) e a largura da lâminas podem ser 89 a 110mm, já o aluminio ou PVC limita-se na largura de 89mm.

Harmônicas, práticas e versáteis. As persianas Verticais valorizam qualquer ambiente residêncial ou comercial. Pois atendem aos mais diferentes estilos de decoração. Atualmente existem coleções exclusivas com uma ampla variedade de modelos de tecidos e lâminas em pvc.

Existem, hoje no mercado, diversos modelos de persiana, para atenderem aos mais exigentes consumidores e suas necessidades. Por sua praticidade de manuseio, de fácil limpeza, muita durabilidade e sua característica especial no controle de luz e privacidade junto ao ambiente a persiana vem se destacando há algumas décadas no desejo das pessoas em adquiri-las para seus ambientes.

Agora que você passou a saber um pouquinho mais sobre as tão famosas persianas e sua origem, talvez tenha mais admiração por elas.